sábado, 12 de março de 2011

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade do Rio de Janeiro

O que é o CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial são serviços comunitários para o tratamento de pessoas com transtornos mentais graves e pessoas com problemas mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Esses serviços são estratégicos no processo de reformulação da assistência psiquiátrica pública que está construindo um modelo de cuidado integral, permanente e territorial. Constituídos pela  Lei 10.216, de 06/04/2001, que “Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental” e pela Portaria Nº 336/GM, de19/02/2002, esses dispositivos visam garantir um atendimento de qualidade a pessoas com transtornos mentais próximo ao local onde vivem.
O início da implantação dos CAPS na cidade do Rio de Janeiro ocorreu na década de 90. Hoje são unidades autônomas de saúde, incluídas na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde - RJ em 20/09/2007.
Atualmente a cidade do Rio de Janeiro conta com 27 CAPS, sendo 24 municipais: 03 CAPS III (adultos), 11 CAPS II (adultos), 08 CAPSi , 05 CAPS ad;  02 estaduais: CAPS ad Centra-Rio e CAPS II UERJ, além de 01 federal, pertencente a UFRJ-IPUB, CAPSi CARIM.
Os CAPS oferecem um tratamento complexo, que envolve a ação de vários profissionais de saúde e a própria comunidade. Tal modelo assistencial se faz necessário porque a evolução – positiva ou negativa – dos transtornos mentais graves está na dependência de diferentes variáveis, aquelas ligadas a doença mental propriamente dita e variáveis ligadas ao ambiente em que vive. Esses serviços devem, por exemplo, construir pontes de enfrentamento do estigma, problema hoje mundialmente reconhecido como capaz de retardar a chegada de uma pessoa com transtorno mental grave ao atendimento, dificultar a sua adesão ao tratamento contribuindo para uma evolução negativa do transtorno.
Os CAPS podem ser de 3 tipos: CAPS para adultos (CAPS II ou III) com sofrimento mental, CAPS infantil (CAPSi), para crianças e adolescentes que possuem sofrimento mental e CAPS álcool e drogas (CAPSad), para crianças, adolescentes e adultos com problemas relacionados ao álcool e outras drogas. A clínica é centrada no acolhimento, no vínculo, na tomada de responsabilidade de pessoas e instituições unidas em rede.
O CAPS para adultos se diferencia em II e III devido ao período de funcionamento, no II (8h ás 17h) e no III ( 24h por dia).

22 comentários:

  1. Olá! Parabéns pelo Blogger. Gostaria de postar esta matéria em meu Blogger. Por favor, crie um link. Obrigada!
    Abraço,
    Claudia Scheidegger, Psicóloga no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Gostaria de saber como é feita a seleção para psicólogos nos CAPS.
    Atenciosamente,

    Daniele Milão

    ResponderExcluir
  3. boa tarde! gostaria de saber que tipo de tratamento é usado por vcs eu penso que deva ter terapia ocupacional ,e se a pessoa fica por quantas horas ,ou é só consultas e remédios ,por favor podem me orientar pois tenho uma irmã que vai ser encaminhada para este centro caps. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, sou Nanci estagiária em SP de Terapia Ocupacional mais sou do Rio de Janeiro.Eu creio que tenha Terapeuta Ocupacional atuando em Caps,caps AD e Capsij. Porem oriento que procure se informar se na unidade que sua irmã for encaminhada que deve ter no territorio no ou Área Programática o Terapeuta Ocupacional atuando na equipe multi e inter disciplinar. Espero ter elucidado.

      Excluir
  4. Boa Noite! Gostaria de saber como se vocês aceitam curriculum de profissionais cadastrados no senad e que tenham o curso de conselheiro comunitário da UFSC.
    Atenciosamente,

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou graduado em Educação Física e pós-graduado em Artes (USP), e gostaria de saber como faço para mandar o currículo, para atuar nos CAPS?
    Att.
    Alexandre.
    e-mail: alenigma@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. O CAPS DA PRAÇA 11 AINDA CONTINUA FUNCIONADO, É DA UFRJ

    ResponderExcluir
  7. SOU ESTUDANTE EM PSICOLOGIA VCS ACEITAM ESTAGIARIO.

    ResponderExcluir
  8. minha neta tem tdah,posso tratá-la no CAPSi e como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, oriento procurar o,Caps / CapsIJ da sua área em que mora e solicitar uma avaliação, caso diagnóstico,perpetue eles lhe encaminharam a uma unidade que atenda o TDA. Sou Nanci Estagiaria de Terapia Ocupacional

      Excluir
  9. Bom dia
    gostaria de o endereço mais próximo do caps , de minha residência, e como faço para inscrever um pessoas no tratamento as drogas
    moro no RJ bairro senador camará

    ResponderExcluir
  10. Como eu faço para conseguir esse tratamento para o meu irmão ele é dependente de álcool e ele precisa muito mesmo .Ele mora em Mangaratiba Rio de Janeiro .Por favor me ajude .Ele precisa ser enternado.

    ResponderExcluir
  11. Ola, Alessandra, eu nao sei informar se no territorio em que mora seu irmão tem Caps AD . Mais ,oriento que nem sempre a internação,é a solução para as questões. Sugiro procurar um posto,de saude ou Unidade básica da área em que ele mora e buscar oi orientações quanto,acompanhamento/tratamento para,o,seu irmão. Boa sorte . Sou Nanci Estagiária de Terapia Ocupacional .

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou Ana e tenho uma prima idosa com confusão mental, inclusive com duas internações psiquiátricas. Ela mora com uma única irmã oncológica que tem acompanhamento médico do hospital Cardoso Fontes, e precisa de ajuda para higiene da casa. Só que a irmã com confusão mental não deixa ninguém limpar a casa e o quintal e fica muito alterada quando alguém se oferece. Quero saber no que o caps pode ajudar nesse caso, pois já está insuportável. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Continuando, além de alterada, ela não quer tomar o medicamento oral, receitado pelo psiquiatra.

    ResponderExcluir
  14. Continuando, além de alterada, ela não quer tomar o medicamento oral, receitado pelo psiquiatra.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Por favor, eu gostaria de orientação. 23/fev./2019
    Eu moro em Minas Gerais e estou em tratamento ortopédico de Necrose osteopatia cóccix femoral. Estou aguardando condições financeiras para colocação de próteses nos 2 fêmures. Sinto muitas dores, tomo analgésico à base de opióides morfina. Estou em cadeira de rodas. Essa Necrose foi decorrente de internação com intubação, para tratamento de pneumonia e infecção pulmonar generalizada.
    Minha esposa, a qual estou separado em separação de corpos, mora no Rio de Janeiro com meu filho. Ela tem 72 anos e ele 34 anos.
    Ela tem surtos psiquiátricos desde seus 30 anos. Fez longo tratamento psiquiátrico por um período de 5 anos mais ou menos, com acompanhamento de profissional psiquiatra, duas vezes por semana em consultório. Já esteve internada por mais ou menos uma dezena de vezes.
    Ela foi já diagnosticada como Histérica, Esquizofrênica e Pânico.
    Os surtos dela pioraram muito. Ela agride qualquer pessoa verbal e fisicamente quem está próximo. No caso o meu filho que mora com ela. Ele não pode se ausentar, não pode trabalhar. Ela só toma banho com ajuda de mulher, atualmente com uma empregada doméstica, que não quer continuar mais, por ser muito maltratada por ela. Essa situação se repete com todas empregadas que meu filho contrata para essa função.
    Nas crises, ela grita que está sendo agredida, para os vizinhos ouvirem. Inúmeras vezes os vizinhos chamaram a polícia. Ela mesma já chamou a polícia relatando estar sendo agredida. A polícia chega constata que não houve agressão e sempre repetem que o caso, é um caso de Saúde e não de polícia. Já aconteceu de policial chegar e pedir para chamar Corpo de Bombeiros, e ela foi encaminhada para o Hospital Psiquiátrico Pinel na Ambulância.
    Eles, meu filho e ela, estão morando na Comunidade Mandela por falta de recursos. Eles acabaram de ser despejados da Comunidade pelas crises, gritos e aborrecimentos. A Comunidade (aqueles que a controlam), exige que eles saiam em 1 mês da data de hoje. 23/fev./2019. Reclamações com vizinhos é contínua, e sempre causando grandes transtornos.
    Está muito claro que ninguém consegue lidar com essa situação.
    Ela recebeu visita médica de Médicos da Família, psiquiatra, mas não gostou da Médica e se recusa a ser tratada e usar medicações receitadas. Meu filho vem comprando medicações sem receita, coisa que se consegue em Comunidades.
    Estou preocupadíssimo com a saúde dela e de meu filho. Por favor nos dê alguma orientação de como conseguir internação em algum CAPS aí do Rio de Janeiro, com a urgência que o caso exige.
    Fico antecipadamente grato.

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de saber se caps visconde de saborosa está funcionando pois ligou pra lá ninguém atende, gostaria de marcar consulta pra meu filho

    ResponderExcluir
  19. Bom dia preciso de atendimento para minha filha de 14 anos. E a primeira vez no caps como funciona a primeira tem que marcar ligo mais ninguém atende

    ResponderExcluir